17 fevereiro, 2009

Em7,6prego...

Hum...Portugal, Portugal...desemprego...desemprego...

Saíram hoje os números de desemprego no cantito da Europa onde se esqueceram...de ca... empregar...
Sendo o valor percentual credível, como sempre, custa-me "corrigir" a entidade que fez o estudo (começa por I e não me lembro das outras letras), mas os 7,6 % são um número falso e passo a explicar:
Como é possível que não incluam na percentagem os assaltantes?
Afinal têm o seu emprego, trabalham em grupos, o que no mínimo é uma pequena empresa, e contribuem para a economia... paralela... logo o número de desemprego diminuía consideravelmente.. talvez para (e vou deixar aqui um número mais real mas também bonito) - 5,4%.
Agora outra situação... os transeuntes que caminham todos os dias para o Centro de Emprego... afinal, passam lá horas, entram aborrecidos, saem chateados, vão almoçar, depois de almoço voltam a entrar aborrecidos, e saem chateados à hora de funcionário público... isso não é um emprego??
Vou baixar o número e criar outro - 3,8%. Portanto, pelo que se percebe, o número de desempregados não é tão elevado como as estatísticas e o governo cheio de sorrisos mostra...é bem mais baixo...imagino o Engenheiro a sorrir se visse estes números...acredito que a Colgate teria um novo pedido de pastas de dentes...
Suponhamos que este número é real - 3,8%. (não deve estar muito longe dos meus cálculos, afinal até me safei na cadeira de estatística),mas dando o benefício da dúvida - 3,9%, e se este valor chega aos ouvidos da Dra. Manuela Ferreira Leite, já viram essa senhora a rir??
Bem, vou acreditar que o número apresentado pelo INE é verdadeiro... assim, temos o Engenheiro a sorrir por 0,1% e a Dra. de ar carregado a não traumatizar mais quem tem televisão...

...despeço-me com amizade...

0 comentários: