09 abril, 2009

Farmacêuticos Vs Médicos! - Round 1.

Temos visto nos últimos tempos uma guerra entre a Associação Nacional de Farmácias – ANF e a Ordem dos Médicos sobre a recente campanha da ANF que visava dar a possibilidade aos doentes a substituição de medicamentos prescritos pelo médico pela mesma substancia activa em genéricos.

A Ordem dos Médicos vem dizer que tal medida pode pôr em causa a saúde pública. Parece que para a ordem os doentes que sem dinheiro para comprar medicamentos escolhem que medicamentos levam não põem em causa a saúde pública. Mais incrível que isso, numa medida completamente cooperativista a ordem incentiva os médicos a trancarem todas as receitas impedindo, a compra de genéricos pelos doentes.

Uma coisa sabemos. interesses é o que não falta por detrás desta luta. Mas já agora ficava curioso por conhecer a tal lista dos 20 maiores clientes das 5 maiores agências de viagens em Portugal.

E já agora, só por curiosidade, nas faculdades de medicina os médicos aprendem a ministrar princípios activos, ou as marcas da indústria farmacêutica?

0 comentários: